Uso do remineralizador como insumo na agricultura orgânica

A obtenção de alimentos saudáveis, ricos em nutrientes e com benefícios funcionais, requer, de maneira indispensável, a aplicação de boas práticas na agricultura. Essas práticas se fundamentam em abordagens biológicas, como a geração de cobertura vegetal proveniente de diversas espécies de plantas e a alternância de culturas. Além disso, envolvem a reciclagem de nutrientes e resíduos provenientes das colheitas, a promoção da fixação natural de nitrogênio por meio de processos biológicos, a gestão segura de resíduos orgânicos e a incorporação de elementos nutritivos no sistema por intermédio de fertilizantes e emendas. Na esfera da agricultura orgânica, tais elementos incluem, principalmente, os biofertilizantes, os dejetos animais, os subprodutos vegetais concentrados e os remineralizadores (Martinazzo et al., 2022).

A incorporação de remineralizadores, como os pós de rocha, desempenha um papel altamente benéfico dentro do contexto da agricultura orgânica. Esses materiais ricos em minerais oferecem uma série de vantagens que contribuem para a saúde do solo, o crescimento das plantas e a sustentabilidade geral do sistema agrícola. Recentemente a Embrapa divulgou uma Nota Técnica em resposta a demanda à demanda da Câmara Temática de Agricultura Orgânica (CTAO), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), sugerindo considerar todos os produtos registrados no MAPA como remineralizadores e fertilizantes derivados de rochas silicáticas que passaram apenas por processos de cominuição como aptos para serem utilizados em sistemas de produção orgânica (Martins et al., 2022).

De acordo com o relatório The World of Organic Agriculture (2021), o Brasil teve um crescimento de 37,6% nas terras voltadas para produção orgânica entre os anos 2011 e 2021 (Willer et al., 2021). Dentre as Unidades da Federação com maiores terras agrícolas orgânicas estão Minas Gerais, Paraná e Pernambuco de acordo com o Censo Agropecuário de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2017). Dentro desse contexto, agricultura orgânica é um importante mercado para os remineralizadores de solos.

Atualmente, existe várias iniciativas para promover os remineralizadores como insumo benéfico para agricultura orgânica como por exemplo: (a) Instituto Brasil Orgânico que tem como um dos seus objetivos Promover, proteger e incentivar o movimento orgânico brasileiro. Além disso, o Instituto Brasil Orgânico divulga em seu site o mapa de remineralizadores produzidos no Brasil (https://institutobrasilorganico.org/). (b) Pode-se citar empresas certificadores como IBD Certificações que tem em seu portifólio de selos, a certificação de insumos que inclui a produção de remineralizadores de solos (https://www.ibd.com.br/selo-insumo-aprovado-ibd/). Vale salientar que o IBD Certificações é a maior certificadora de produtos orgânicos da América Latina e a única certificadora brasileira de produtos orgânicos com certificação internacional. (c) Outra iniciativa da sociedade civil promovedora da agricultura orgânica que pode ser citada é a organização Orgânicospros. Essa organização divulga o benefícios do uso dos pós de rocha como: Repõe nutrientes em solos fracos e empobrecidos; diminui a acidez com o tempo; reestrutura o solo melhorando a quantidade de oxigênio no seu interior; reduz os custos com fertilizantes químicos; aumenta o poder de germinação das sementes; melhora o desenvolvimento das raízes e parte aérea das plantas; deixa o caule e a casca mais grossos; as folhas criam uma película que protege contra doenças, ventos e geadas; maior durabilidade após a colheita; maior quantidade de nutrientes; acentua a coloração e sabor; maior peso e melhor sanidade (https://www.organicospro.com.br/po-de-rocha-na-agricultura-organica).

Referências

FIQUE CONECTADO

CONTATO

(54) 3361-3307

PRIVACIDADE